Os primeiros seis anos de vida moldam o indivíduo, e as situações e estímulos que a criança é exposta desde cedo, influenciam na maneira como ela reagirá em diversas situações.

Talvez algumas pessoas não saibam, mas a primeira infância, que é o período entre o nascimento até os seis anos de idade, são os mais importantes para o desenvolvimento neurológico da criança. É durante essa fase em que, dependendo dos fatores externos que farão parte da rotina da criança, podem impactar no decorrer de sua vida pessoal, no seu desempenho escolar e até mesmo na sua vida adulta.

Os pais, cuidadores e professores têm um papel fundamental na primeira infância, pois são eles os responsáveis por proporcionar um ambiente propício, com diferentes estímulos positivos que auxiliarão no desenvolvimento da criança.

A criança, desde bebê, já está inserida no mundo, captando tudo ao seu redor e o que é feito nesse período para ela e com ela, contribuirá de maneira positiva ou negativa para seu desenvolvimento cognitivo, social e intelectual. Por isso, é importante que a criança tenha amparo, receba amor, carinho e que se possa ter mais políticas públicas voltadas aos seis primeiros anos de vida das crianças.

Quando se pensa em estruturas de amparo, como boas políticas públicas para a criança desde a gestação até os seis anos de idade, oferecendo as condições necessárias de desenvolvimento como, segurança, saúde e alimentação, é garantido um futuro mais promissor.

Durante a primeira infância, a criança está em fase de desenvolvimento cerebral e de crescimento, é o momento em que ela aprende as coisas de maneira rápida, absorve as informações, conhece coisas novas e começa a construir seu repertório mental, criando memórias e lembranças afetivas, que muitas vezes carregará para sua fase adulta.

Como a criança aprende rápido, essa é a melhor fase para introduzir pequenos conhecimentos com o auxílio de brincadeiras, pois é brincando que ela consegue se desenvolver, fazer associações, aguçar os seus cinco sentidos, construir conexões sociais e mentais e aprender que existem regras e limites.

Os primeiros seis anos de vida moldam o indivíduo, e as situações e estímulos que a criança é exposta desde cedo, influenciam na maneira como ela reagirá em diversas situações. Por isso, são importantes as interações, estímulos positivos, um ambiente estruturado, harmonioso, e que ela possa desempenhar o seu papel de criança. 

Até os seis anos de idade, a criança possui mais facilidade em aprender coisas novas e por estar conhecendo o mundo e entrando em contato com novidades, ela se sente animada e cheia de vontade de explorar. 

A escola é um dos principais lugares em que esse desenvolvimento acontece, e o professor é o indivíduo principal que conduzirá esse processo, pois é ele que sabe como trabalhar as habilidades da criança. 

A criança que frequenta a escola na primeira infância tem experiências muito ricas e que as ajudará em seu processo de amadurecimento, se tornando um jovem e futuramente um adulto melhor sucedido em suas questões pessoais, sociais e profissionais.

E com a ajuda do professor e do ambiente escolar, junto com as outras crianças em sala de aula, é possível que se aprenda como:

  • Ser sociável:

 A criança terá a oportunidade de interagir com outras crianças da mesma idade, aprenderá a se comunicar, a trabalhar em equipe, a dividir e construirá um sentimento de pertencimento. 

  • Se comportar:

Aprendendo a se socializar, a criança passa a conhecer pessoas e coisas diferentes, fazendo com que saiba se comportar em diferentes situações, criando sua bagagem e amadurecendo emocionalmente e intelectualmente.

  • Se comunicar:

A criança aprenderá as diversas formas de se comunicar. Em sala de aula, a criança é estimulada a aprender e a usar os diferentes tipos de linguagem como, linguagem escrita, linguagem oral, linguagem numérica, entre outras. Ela terá contato com diferentes textos, números e palavras, aumentando sua habilidade de comunicação, além de ajudar no desenvolvimento intelectual.

  • Se organizar:

A criança aprenderá como se organizar e a criar uma rotina diária, pois ela terá horário para   a realização de cada tarefa durante o dia em sala de aula, o que ajudará a manter esse ritmo organizado em casa.

Ensinando valores básicos, regras e manter um ambiente saudável com estímulos positivos já na primeira infância, garantirá um melhor desenvolvimento da criança em todas as suas  etapas da vida. A primeira infância deve ser olhada sempre com importância, pois são nesses primeiros seis anos que a criança consegue absorver e aprender com mais facilidade o que é ensinado. Tudo ainda é muito recente, tudo ainda é muito novo, o cérebro está em desenvolvimento, ficando mais fácil o aprendizado.

Referências:
Ministério da Cidadania – Secretaria Especial do Desenvolvimento Social

Portabilis 

Telavita

 

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