O protagonismo faz com que o estudante seja mais ativo e participativo em sala de aula, sendo o responsável pelo seu conhecimento, para que assim desenvolva habilidades e competências necessárias para a sua evolução.

Com as inovações e transformações na área da educação, a cada dia que passa, o estudante vem se tornando protagonista em seu processo educacional.

Hoje em dia, com novas metodologias de ensino, o estudante passa a ter mais autonomia nos estudos e a buscar conhecimento de diversas maneiras.

Diferente dos métodos tradicionais que o estudante tinha uma postura mais passiva em relação ao saber, em que apenas recebia o conhecimento, o protagonismo no processo educacional, está trazendo inúmeros benefícios ao estudante, tanto para o desenvolvimento escolar quanto para o desenvolvimento pessoal e profissional. 

O protagonismo faz com que o estudante seja mais ativo e participativo em sala de aula, sendo o responsável pelo seu conhecimento, para que assim desenvolva habilidades e competências necessárias para a sua evolução. 

Quais são os benefícios:

A seguir, apresentamos qual a importância do protagonismo do estudante em seu processo educacional:

  • Autonomia:

O protagonismo faz com que o estudante se torne autônomo na busca pelo seu conhecimento. Dessa maneira, ele se torna responsável por suas escolhas e decisões, se torna capaz de solucionar desafios, agir e pensar por si mesmo.

Esse perfil acaba beneficiando a vida pessoal e profissional do estudante, pois o torna responsável e independente.

  • Criatividade: 

A criatividade é muito importante, pois ela contribui com a capacidade de pensar e criar soluções para diversos desafios.

Uma pessoa criativa consegue passar por adversidades e elaborar maneiras diferentes e inovadoras de execução. Essa característica faz com que a pessoa tenha destaque no âmbito profissional.

  • Pensamento crítico:

O protagonismo faz com que o estudante busque informação, desenvolvendo o pensamento crítico,     que favorece na construção de uma sociedade mais consciente em relação a opiniões e escolhas, além de adquirir flexibilidade em debates e resolução de problemas.

O pensamento crítico é de extrema importância para lidar com as questões do cotidiano.

  • Trabalho em equipe:

O aprendizado para o aluno protagonista é incentivado de diversas formas e o trabalho em equipe, debates, trocas de informações, também são bastante incentivados, o que traz uma consciência sobre o coletivo, o respeito às diferenças e a habilidade de socialização. 

  • Autoestima:

Quando o estudante é incentivado a ser protagonista do seu próprio processo educacional, ele se sente importante e valorizado, pois seus pensamentos, suas ideias são levados em consideração. 

  • Motivação pelo aprendizado:

O estudante protagonista se sente mais motivado a aprender e a buscar conhecimento, pois sua educação é estimulante e inovadora, pois o professor se utiliza de recursos para transformar as aulas, deixando o conteúdo e as atividades mais atrativas. 

  • Processo de aprendizado eficiente:

Com um comportamento ativo e protagonista no aprendizado, o estudante consegue absorver melhor o conteúdo, pois está a todo tempo sendo incentivado a ir atrás do seu conhecimento, a debater e compartilhar ideias, informações, testar, praticar, ou seja, seu conhecimento não fica estagnado. 

Como incentivar o protagonismo do estudante em seu processo educacional:

Para fomentar o protagonismo do estudante, o professor deve proporcionar um ambiente propício ao desenvolvimento da turma, em que o estudante consiga debater, compartilhar informações e praticar. 

Para isso, o professor deve incentivar os seus estudantes a se expressarem, compartilharem seus conhecimentos com a turma, fomentar debates, trabalhos em equipe, despertar a curiosidade, apresentar novas maneiras de ensino, se utilizando de recursos pedagógicos e tecnológicos, elaborar aulas práticas e expositivas, além de buscar novas metodologias de ensino para otimizar as aulas e desenvolver o protagonismo do estudante. 

O professor precisa disponibilizar as ferramentas necessárias para que o estudante consiga desenvolver autonomia e construir seu próprio conhecimento e uma maneira de se fazer isso é a utilização das metodologias ativas.   

Referências Bibliográficas


Urânia

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