Rotação por estações é uma técnica das metodologias ativas.

 

Hoje em dia, as escolas e professores utilizam diversos métodos para transformar a educação e engajar as aulas, para aumentar o interesse dos alunos nos estudos.

Com os diversos estímulos do dia a dia, jovens e crianças acabam perdendo o foco e o modelo de aula tradicional, muitas vezes acaba não atendendo de maneira eficiente, por isso, aulas mais dinâmicas aliadas a recursos pedagógicos e tecnológicos, auxiliam para um aprendizado prazeroso.

Uma das técnicas para engajar as aulas é a rotação por estações. Técnica que faz parte das metodologias ativas. 

A rotação por estações é uma metodologia que consiste na criação de diferentes estações ou circuitos de aprendizagem, com atividades diferentes, porém do mesmo tema e em uma dessas estações deve ser utilizado algum recurso digital, cada atividade representa uma estação. E para realizá-las, os alunos são separados em grupos e cada grupo faz o revezamento das atividades e no final, os alunos trocam ideias e informações sobre o que foi aprendido durante a passagem pelas estações e realização das atividades.

Como aplicar a metodologia de rotação por estações em sala de aula?

O professor pode adotar níveis diferentes de dificuldade em cada uma das estações, para que cada grupo consiga pensar e testar diversas estratégias de resolução. 

As estações podem ser organizadas de maneiras variadas, com objetivo de auxiliar no desenvolvimento e aperfeiçoamento de diferentes habilidades, como raciocínio lógico, comunicação, pesquisa e argumentação. 

 

A maneira e a ordem de como cada atividade é organizada, vai de acordo com o intuito do professor, ele pode iniciar apresentando o conteúdo com a análise de uma leitura, logo depois, passar um vídeo explicativo, para que em seguida os alunos possam realizar atividades mais práticas como a produção de um texto ou resolução de questões, debates, apresentações, estudos de caso.

Os alunos podem receber orientação do professor para realizar determinada atividade, porém é importante que em outras eles tenham autonomia para a execução. 

É importante ressaltar alguns pontos fundamentais da rotação por estações, que são:

  • Interação do professor com os alunos, em que recebem orientações, explicações e tiram dúvidas;
  • Trabalho em equipe, em que os alunos colaboram uns com os outros para a realização das atividades;
  • A utilização da tecnologia, em que os alunos podem contar com plataformas online para a realização de exercícios, pesquisas, trabalhos e a utilização de alguns jogos;

E para que a passagem pelas estações ocorra de maneira organizada, o professor precisa passar algumas instruções antes do início do circuito, como quais serão as suas funções e as dos alunos em cada estação, o momento da troca de estações e qual é o objetivo da aprendizagem.

Como a metodologia de rotação por estações é ampla e se utiliza de diversos recursos, é possível inserir outras metodologias para a realização das atividades em cada estação, como estudo de caso, gamificação, aprendizagem por projetos ou baseada em problemas.

Metodologias ativas:

As metodologias ativas, são uma junção de diversos métodos de aprendizagem, que colocam o aluno como protagonista no processo de aprendizagem, ou seja, o aluno passa a ter uma postura mais ativa e participativa e se torna responsável pelo seu próprio conhecimento. Esse protagonismo alcançado pelo aluno com as metodologias ativas, auxilia em seu processo de aprendizado, pois ele é incentivado a buscar conhecimento, testar, debater, trabalhar em equipe, compartilhar informações.     

Além disso, a utilização das metodologias ativas deixam as aulas mais dinâmicas e o aprendizado mais atrativo aos alunos, despertando seu interesse.

Alguns dos benefícios da utilização das metodologias ativas são:

  • Melhor qualidade do aprendizado;
  • Autonomia e protagonismo;
  • Pensamento crítico;
  • Trabalho em equipe;
  • Responsabilidade.

O professor pode verificar a possibilidade e a viabilidade do seu ambiente de ensino para aplicar as metodologias ativas. Alguns exemplos são:

  • Gamificação;
  • Sala de aula invertida (flipped classroom);
  • Estudo de caso;
  • Aprendizagem baseada em projetos;
  • Metodologia baseada em problemas – PBL (Problem Based Learning);
  • Rotação por estações.

É importante que o professor, juntamente com a instituição de ensino invistam em inovações e melhorias no processo de ensino-aprendizagem, para garantir o melhor desempenho dos alunos. 

Referências Bibliográficas

Flexge

Scaffold Education

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