A educação empreendedora é uma inovação no ensino, que faz com que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades empreendedoras, a fim de torná-los mais críticos, criativos e aplicar na prática os conhecimentos adquirindo experiência.

Não é de hoje que vemos mudanças e transformações na educação, esse setor está cada vez mais dinâmico e desafiador. O tempo passa e os objetivos do ensino são moldados de acordo com as necessidades do dia a dia e, atualmente, as escolas estão adotando cada vez mais um tipo de ensino mais ativo.

É percebida a necessidade de estimular e desenvolver a autonomia e a habilidade de solucionar problemas aos alunos. O papel da escola se torna cada vez mais essencial, visto que não somente é de sua responsabilidade ensinar as disciplinas básicas, mas sim, preparar as crianças e jovens para a sociedade.

A escola que dá oportunidade aos seus discentes de ter uma educação empreendedora, está colaborando para que eles se tornem mais flexíveis e adaptáveis, o que ajuda em diferentes situações do cotidiano.

A educação empreendedora é uma inovação no ensino, que faz com que os alunos desenvolvam conhecimentos e habilidades empreendedoras, a fim de torná-los mais críticos, criativos e aplicar na prática os conhecimentos, adquirindo experiência. Dessa maneira, é possível que desenvolvam consciência sobre si mesmos e sobre a comunidade e a coletividade, podendo assim, pensar em soluções práticas, avaliar oportunidades e tomar decisões. 

Importância da educação empreendedora:

Os alunos que têm contato desde cedo com uma educação empreendedora se beneficiam de diversas formas:

  • Criatividade
  • Otimismo
  • Autonomia
  • Liderança
  • Pensamento crítico
  • Resolução de problemas
  • Responsabilidade 

Os professores estarão auxiliando as mentes de seus alunos a se tornarem mais ágeis e criativas, e terão a oportunidade de conhecer coisas novas e que estão fora de sua zona de conforto, para que assim não haja conformidades e que sempre estejam em busca de seu próprio conhecimento e autonomia. 

É possível aplicar a educação empreendedora utilizando algumas estratégias pedagógicas e atividades que trazem os alunos para o foco do aprendizado, como:

  • Metodologias ativas 
  • Atividades com exemplos de empreendimentos reais
  • Atividades que requeiram a criação de uma solução para problemas reais
  • Incentivo a criação de projetos no ambiente escolar

Em sala de aula, a educação empreendedora também pode ser aplicada junto ao movimento maker, que ensina aos alunos como criar, transformar e consertar com as próprias mãos. 

Além disso, é importante que os alunos tenham consciência financeira, que eles entendam o valor do dinheiro para que a educação empreendedora se aproxime mais do seu cotidiano e faça mais sentido. Para isso, é possível aplicar atividades que abordem temas empreendedores e financeiros que estejam ligados ao dia a dia.

Não é necessário fugir muito da grade curricular para implementar esse tipo de ensino, com uma organização das disciplinas, formação continuada do corpo docente e espaços disponíveis no ambiente escolar, é possível trabalhar em conjunto com as matérias tradicionais, além da colaboração de todos os professores e alunos na implementação de atividades extracurriculares e projetos escolares. 

A educação empreendedora forma cidadãos para que estejam prontos para lidar com problemas do cotidiano, além de desenvolver habilidades socioemocionais, que ajudam na interação em sociedade e na tomada de decisões que muitas vezes podem impactar no futuro desses alunos. Eles estarão prontos para assumir riscos e se tornarão agentes transformadores.

 

Referências bibliográficas:

Blog Impacta

Cer Sebrae

Educador do futuro

Escolas disruptivas

 

Deixe um comentário